No último final de semana a cidade de Itapecuru Mirim passou por momentos de apreensão depois que moradores relataram tremor de terra no sábado (18).
A equipe do site itapecurunoticias.com buscou informações em alguns órgãos de monitoramento dos eventos sísmicos no nordeste, Brasil e mundo, mas não há até agora registro de qualquer epicentro de abalos no município de Itapecuru Mirim e região.
Especialistas ouvidos pelo site foram enfáticos em dizer que os tremores sentidos pela população no município na verdade foram a ressonância do poderoso terremoto ocorrido na área costeira do Equador por volta das 14h (horário de Brasília) no sábado, devido o movimento das placas tectônicas.
O Equador fica localizado na borda da placa Sulamericana que se choca com a placa de Nazca no lado oeste de onde está localizado a América do Sul. O epicentro foi detectado no oceano Pacífico, a 65 km de profundidade, com magnitude de 6.8 pontos na escala Richter.
Os efeitos deste evento foram sentidos em outros países como México, Chile, Peru e no Brasil, ao que tudo indica, a cidade de Itapecuru Mirim foi a mais afetada. Isto aconteceu por causa da ressonância dos efeito em sentido contrário ao local do choque entre as placas, visto que o Brasil está no meio de uma delas.
Até a publicação desta matéria nenhum registro de manifestação sismológica significativa havia sido divulgada pelos órgãos de monitoramento do país. O governador do estado do Maranhão divulgou em suas redes sociais informações da Defesa Civil sobre o fato ocorrido em Itapecuru Mirim.
Informo que, conforme o monitoramento da Defesa Civil, as atividades sísmicas sentidas em Itapecuru-Mirim foram provavelmente apenas ressonância do tremor ocorrido no Equador, sem riscos ao Maranhão, devido sua intensidade fraca. Nossas equipes seguem acompanhando a situação.
— Carlos Brandão 🇧🇷 (@carlosbrandaoma) March 19, 2023
Mín. 22° Máx. 39°