Na manhã desta quarta-feira (22) as águas do rio Itapecuru atingiram a marca de 14,09 metros acima do seu nível normal e alagamento foram registrados tanto na sede quanto na zona rural.
De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a previsão publicada em boletim ontem, terça (21), era que o rio subisse até 14,08 metros hoje. Em novo documento publicado às 4:40h desta quarta-feira às águas marcam 14,06 metros e as 7:40 já chegavam a 14,09 de acordo com as escalas fluviométricas instaladas às margens do rio pelo Corpo de Bombeiros Militares e Def da Civil.
Moradores começaram a publicar fotos em grupo de aplicativos de mensagens da cidade com registro de pontos que já apresentam alagamento, alguns com isolamento nítido como é a caso do povoado Boa Vista, zona rural, e bairro Trizidela, na sede.
A classificação de risco feita pelo SGB antes apresentava apenas a cidade de cantanhede na cota de inundações agora traz o município de Itapecuru Mirim nesta zona de alagamento.
Diminuíram de cinco para quatro o número de cidades em alerta. Todavia, aumentaram para duas as que estão na faixa de inundações, como mostram os dados a seguir.
As prefeituras de Cantanhede e Pirapemas suspenderam aulas nas escolas da rede municipal de ensino como parte do plano de emergência em caso de desabrigados.
Itapecuru Mirim e Rosário ainda não divulgaram medidas a serem tomadas em necessidade de abrigar famílias atingidas pelas enchentes. Veja abaixo as previsões para as próximas horas.
Mín. 22° Máx. 40°