Um terremoto de magnitude preliminar calculada em 6.4 mB atingiu Jujuy, na Argentina, na tarde desta quarta-feira (22), às 16 horas UTC (13h no horário de Brasília).
O sismo foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira e analisado pelo Centro de Sismologia da USP (@sismousp)
De acordo com o Centro de Sismologia, o terremoto ocorreu a uma profundidade de cerca de 200 km.
O epicentro do terremoto foi localizado em Susques, Departamento da província de Jujuy.
Com base nos dados sísmicos preliminares, o terremoto provavelmente foi sentido por muitas pessoas na área do epicentro.
Itapecuru Mirim
Na noite do último sábado (18) a cidade de Itapecuru Mirim foi abalada, literalmente, por um tremor de terra por volta das 22:10. Moradores chegaram a sair às ruas em alguns bairros sem saber o que estava acontecendo quando sentiram paredes, tetos, postes balançarem sem qualquer explicação.
Os observatórios mundo agora acusaram um terremoto de magnitude 6.8 na costa do Equador e o que a população sentiu em Itapecuru Mirim fora a ressonância desta atividade sísmica do outro lado do continente.
Todavia, equipamentos da Rede Sismográfica Brasileira detectaram um movimento na cidade de Timbiras, no Maranhão, e magnitude de 2.4 na escala Richter como sendo a origem do abalo sentido pelos Itapecuruenses.
A Rede Sismográfica Brasileira informou à redação do site itapecurunoticias.com que "o Tremor da Argentina já ocorreu e não há relatos, até agora, de que foi sentido no Brasil".
Mín. 22° Máx. 39°