O boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) na madrugada deste sábado (25) mostra diminuição do volume de águas no rio Itapecuru.
Segundo os dados, hoje o nível do rio está 13,93 metros acima do normal e a previsão é que continue baixando nas próximas horas. Nesta semana que passou o nível chegou a 14,60 metros causando inundações e desabrigando famílias ribeirinhas.
Outra informação é de que das 5 cidades mais atingidas pela enchente, somente duas delas continuam na cota de inundações e se as chuvas derem uma trégua a tendência é que em breve saiam desta lista. Somente Cantanhede e Itapecuru Mirim continuam em vermelho nas imagens de monitoramento do SGB, Codó e Coroatá aparecem em amarelo. Ou seja, apenas em estado de alerta, sem perigo de inundações iminente. Caxias voltou ao nível normal.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas e fortes ventos para os próximos dias, o que pode alterar a situação do rio Itapecuru e causar novo aumento do nível de água. Leia a seguir a íntegra do alerta:
INMET publica aviso iniciando em: 24/03/2023 10:20. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda) Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Mín. 22° Máx. 40°