Nos últimos dias a cidade de Buriticupu, no interior do Maranhão, ganhou o noticiário nacional e internacional por causa do período de desaparecer do mapa devido a um fenômeno natural.
A cidade está sendo engolida por cerca de 20 erosões há um tempo, com as fortes chuvas desde o início do ano de 2023 a situação só avançou. Isto vem aterrorizando moradores naquele município, tanto os que tiveram que deixar suas propriedades quanto os que observam o solo desmoronar rapidamente em direção a suas residências.
O governador do estado do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), informou recentemente em suas redes sociais que a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militares estão em contato direto com a prefeitura de Buriticupu para tomarem as medidas necessárias.
Seguimos atentos à situação de Buriticupu, que vem sofrendo com o fenômeno das voçorocas. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão em permanente contato com a prefeitura para tomar medidas necessárias e auxiliar as famílias que vivem nas áreas de risco.
— Carlos Brandão 🇧🇷 (@carlosbrandaoma) March 29, 2023
Já são 800 famílias apreensivas por conta da "voçoroca", um problema para o qual o pesquisador Isaías Neres alertou em seu canal no Youtube há quase dois anos. No dia 21 de junho de 2021 ele publicou documentário mostrando a rápida expansão do fenômeno natural que consiste no aparecimento de erosões em áreas urbanas e habitadas. Assista na íntegra o trabalho realizado à época.
As atenções do mundo inteiro voltaram-se para a cidade no interior maranehse nas últimas semanas. No Brasil redes de televisão vem dando espaço para tratar sobre o assunto, especialistas opinião sobre como cuidar do problema, tudo para saber com exatidão o que está acontecendo.
Em média as erosões têm 500 metros de extensão, 80 metros de largura e 50 metros de profundidade. O município está localizado na bacia do Parnaíba.
Mín. 22° Máx. 40°