O prefeito de Itapecuru Mirim, Benedito Coroba (PSB) decretou situação de emergência no muncipal no início da tarde desta quarta-feira (05).
O decreto 022/2023 foi divulgado através das redes sociais da prefeitura e amplamente difundido em grupos de aplicativos de mensagens da cidade. No documento consta a autorização para convocar voluntários para reforçar as ações de resposta a desastres, assim como a realização de campanhas de arrecadação de alimentos junto à comunidade como ações para assistir a população afetada pela enchente.
De acordo com o decreto, ficam dispensadas de licitação a compra de cestas básicas e medicamentos necessários ao atendimento e auxílio a famílias atingidas pela enchente; bem como contratos de compra de bens necessários a atividades de reposta ao desastre.
A situação de emergência é valida apenas para as áreas comprovadamente afetadas pela cheia do rio Itapecuru e seus afluentes.
Em caso de necessidade e urgência a população deve acionar a Defesa Civil local ou os órgão divulgados pela prefeitura.
Na sede do município bairros como Trizidela, Malvinas e Aviação registram desalojados. A zona rural apresenta comunidades isoladas com os igarapés transbordando e impedindo a passagem de veículos e pedestres. A seguir registro da estrada de acesso à região do Tingidor feito por um morador na tarde de hoje.
Mín. 22° Máx. 35°