Quinta, 03 de Abril de 2025
22°C 30°C
Itapecuru Mirim, MA
Publicidade

Alerta de fortes chuvas em toda bacia do rio Itapecuru de quinta para sexta (7)

Instituto Nacional de Meteorologia emitiu boletim e notificou autoridades

Alberto Júnior
Por: Alberto Júnior Fonte: Da Redação
06/04/2023 às 22h26 Atualizada em 07/04/2023 às 06h21
Alerta de fortes chuvas em toda bacia do rio Itapecuru de quinta para sexta (7)
Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para chuvas fortes e ventos de até 50 km/h na noite de quinta (6) e madrugada desta sexta-feira (7) em toda a bacia do rio Itapecuru.

As oito principais cidades banhadas pelo rio estão dentro da área de abrangência de chuvas, bem como boa parte do Maranhão. Segundo o Inmet o período de ocorrência vai até as 10h da manhã de sexta.

De acordo com os dados divulgados pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) o nível das águas na cidade de Itapecuru Mirim registrou às 22h de hoje (06) exatos 15,18 metros acima do nível normal, com previsão de manter até as 5:45 de amanhã (07).

Caso ocorra o previsto pela meteorologia, o volume de água pode aumentar e aproximar-se da marca de 15,60 metros. Podendo alcançar a altura da rodovia federal BR-222 e causar ainda mais danos com a interrupção da passagem de veículos e escoamento da produção, o que ocasionará escassez de alimentos na capital e cidades da região metropolitana de São Luís. A exemplo do que aconteceu na enchente de 2009.

Veja abaixo a íntegra do alerta emitido pelo Inmet.

INMET publica aviso iniciando em: 06/04/2023 10:21. Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias