Quinta, 03 de Abril de 2025
22°C 30°C
Itapecuru Mirim, MA
Publicidade

Rio Itapecuru volta ao nível normal e cidades retomam rotina

Nenhum município apresenta pontos de possíveis alagamentos, diz SGB

Alberto Júnior
Por: Alberto Júnior Fonte: Da Redação
24/04/2023 às 09h36 Atualizada em 24/04/2023 às 10h06
Rio Itapecuru volta ao nível normal e cidades retomam rotina
Foto: Reprodução

O Serviço Geológico do Brasil (SGB), informou que todos os municípios da bacia do rio Itapecuru estão fora do risco de alagamento desde o meio da semana passada.

Segundo o SGB o nível do rio voltou ao normal e os municípios retomaram suas rotinas. Em alguns deles as aulas, suspensas para que as escolas municipais acolhessem desabrigados e desalojados, reiniciam o ano letivo nesta segunda-feira (34). Outros farão o mesmo durante a semana.

De Colinas a Rosário o monitoramento realizado de órgão federal indica a normalidade das águas e classificação em verde no mapa disponível no site do SGB. A metrologia prevê chuva para os próximos dias, mas sem alerta da intensidade ou anomalias até a publicação desta matéria.

O rio Itapecuru é o maior rio genuinamente maranhense e responsável pelo abastecimento de água em sua maioria da capital São Luís. Foi a principal via de acesso à maior parte do interior do estado desde o século XVII até meados da década de 60 do século XX, quando as rodovias possibilitaram maior celeridade no escoamento da produção e trânsito de passageiros.

O primeiro registro do rio Itapecuru foi feito pelos franceses, quando da fundaram São Luís, em 1612, como sede da França Equinocial. É possível verificar na parte superior do mapa de Albernaz I, que no cartografia francesa o nome do rio é registrado como Tapocuru.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias