O circuito de Música de Câmara - Edição Armorial - está chegando em Itapecuru Mirim.
A Orquestra de Câmara de Pernambuco, sob a regência do maestro José Renato Accioly, traz para Itapecuru Mirim a beleza da Música Armorial. O grupo realizará um concerto-aula para mostrar para a garotada como funciona uma orquestra e um concerto na noite do mesmo dia com um repertório composto pelas músicas mais marcantes do movimento Armorial.
O Circuito de Música de Câmara, que é uma realização de Carla Navarro Produção Cultural, conta com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e do Instituto Cultural Vale.
Conta também com o apoio do Conservatório Pernambucano de Música, do Instituto Dom da Paz e da Prefeitura de Itapecuru Mirim.
O evento acontece no próximo dia 10 de junho, às 16h e 19h, concerto-aula e concerto, respectivamente, na primeira Igreja Batista de Itapecuru Mirim com entrada gratuita.
Um dia antes (09/06) o grupo se apresenta na cidade vizinha de Santa Rita.
Movimento Armorial
Lançado em outubro de 1970, o armorial foi um movimento que englobou diversas formas de arte. Idealizado por Ariano Suassuna e integrado por intelectuais e artistas do Nordeste do Brasil, buscava criar uma arte com autenticidade brasileira. Atualmente continua exercendo grande influência na cena cultural, intelectual e artística do país. E a música é um dos elementos que mais se destaca nesse sentido, despertando, cada vez mais, o interesse de pesquisadoras/es. Esse artigo tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica dos principais trabalhos publicados sobre a música armorial. Cinquenta anos após seu lançamento, sua música continua viva, se transformando e ecoando de diversas formas em diferentes lugares e espaços. Esperamos, com este trabalho, contribuir para aprofundar o dimensionamento da música armorial, sobretudo no âmbito acadêmico.
Mín. 22° Máx. 35°