A prefeitura de Itapecuru Mirim divulgou nota informando que perdeu prazos para receber recursos do governo federal e confirmou que só realizou cadastro após matéria da imprensa.
Na última sexta-feira (23) o Blog Marrapá publicou matéria (CLIQUE AQUI) na qual alertava 76 municípios que ainda não haviam realizado cadastro no Ministério da Cultura para envio de seus Planos de Ação e Termos de Adesão assinados, solicitando recebimento de recursos da Lei Complementar n° 195, de 8 de Julho de 2022, a chamada Lei Paulo Gustavo, destinados ao fomento da Cultura nos estados, municípios e Distrito Federal. O município de Itapecuru Mirim está na lista divulgada no texto da matéria como um deles.
O recurso está dividido em 4 lotes, com prazos já encerrados para os dois primeiros (1 e 2). Sendo 30 de maio e 15 de junho, as datas limite respectivamente. O programa Rota 90, da Rádio 90 FM e o site itapecurunoticias.com republicaram o texto do Marrapá nesta segunda-feira (26) e a gestão do prefeito Benedito Coroba, tentando desmentir a informação, acabou por confirmar que comente realizou o procedimento de solicitação do recurso na última sexta (23), mesma data em que a imprensa alertou os municípios para a possibilidade de perder a verba destinada aos fazedores de Cultura locais. Como mostra a imagem com os prazos do Governo Federal.
Ou seja, a prefeitura assume que perdeu os primeiros prazos, corre contra o tempo agora para ter seu Plano de Ação aprovado e garantir o recebimento dos recursos, para só então abrir os editais de escolha dos projetos nas mãos diversas áreas que vão de prêmios, reformas a ações audiovisuais, além de capacitação no setor.
O município de Itapecuru Mirim tem direito a um total de R$ 588.362,33 (quinhentos e oitenta e oito mil, trezentos e sessenta e dois reais e trinta e três centavos). Enquanto não tem seu Plano de Ação aprovado pelo Ministério Itapecuru Mirim perde mais de meio milhão de reais que servirá para aquecer a Cultura local e corre contra o tempo para não "passar batido" no prazo do último lote em 11 de Julho de 2023.
Abaixo segue manifestação de um dos fazedores de Cultura de Itapecuru em grupo de aplicativos de mensagens onde estão promotores de evento, músicos, pessoal do teatro, do audiovisual e artes plásticas após publicação da nota informativa da prefeitura no início da tarde desta segunda-feira (26).
Mín. 22° Máx. 35°