O secretário de educação do município de Itapecuru Mirim decidiu decretar a antecipação das férias de janeiro do próximo ano para o período do dia 17, segunda-feira, a 1° de agosto de 2023.
A decisão é decorrente da insatisfação de pais, alunos, professores e demais servidores da educação após a secretaria antecipar para março as férias de julho de 2023. Segundo professores procurados pela equipe do site itapecurunoticias.com, na categoria muitos servidores já haviam se programado para compromissos pessoais e mesmo capacitação na data habitual.
O mais espantoso foi a revelação do documento assinado pelo secretário municipal de educação, e publicado no Diário Oficial do Município, afirmando que há alunos na rede municipal de ensino sem alfabetização.
O secretário coloca em xeque a equipe que comanda e da qual faz parte desde o início da gestão do prefeito Benedito Coroba. No decreto é possível ler o ART 2° que neste período de férias serão realizadas atividades de reforço escolar com alunos NÃO ALFABETIZADOS do 2° e 5° ano da rede municipal de ensino.
Hilton César afirma que há alunos do 2° ano na rede municipal de ensino sem o conhecimento mínino do vernáculo da língua portuguesa. Ou seja, o secretário aponta que o trabalho de sua equipe no ano de 2022 foi insatisfatório, sem resultados concretos ou esperado.
Com relação ao 5° ano, pior ainda, visto que estes alunos cursaram a 3°, 4° e 5° séries do ensino fundamental já sob o comando da administração Benedito Coroba desde 1° de janeiro de 2021. Isto quer dizer que nos últimos 3 anos da administração municipal a gestão atual não foi capaz de alfabetizar crianças que, de acordo com o que está explícito no documento, passaram de ano sem saber ler.
Enquanto o Diário Oficial do Município denúncia a situação crítica, o prefeito e secretário em vídeo anunciam "avanços significativos" na educação local. Contradizendo a si mesmos naquilo que está escrito no órgão oficial de divulgação dos atos da prefeitura de Itapecuru Mirim.
Ver essa foto no Instagram
Mas será o Benedito?!
Mín. 22° Máx. 40°