Na última segunda-feira (14), ao meio-dia, os profissionais da limpeza pública de Itapecuru Mirim deflagraram movimento de advertência pela falta de pagamento de salários da categoria que deveria ter sido efetuado até o dia 10 de agosto. Esta era a expectativa.
No dia seguinte, terça-feira, a advertência transformou-se em greve e hoje, quinta-feira (17), completam quatro dias de greve dos garis no município de Itapecuru Mirim.
A população usa a internet e grupos de aplicativos de mensagens para buscar informações e também protestar pelo acúmulo de lixo nas causadas em todas as ruas, logradouros e avenidas da cidade. O mal cheiro e a presença de animais que vivem em meio ao descarte doméstico já incomodam bastante.
A prefeitura divulga em suas páginas e perfis eletrônicos que o dinheiro "tá na conta", o que revolta os funcionários que veem as contas de consumo como água e luz entrarem em período de cortes e suspensão por falta de pagamento também.
De acordo com a categoria, há promessa de pagamento no início da tarde de amanhã (18), sexta-feira. Mas os profissionais afirmam que só retornam a suas atividades após salário realmente creditado em conta.
Outros profissionais também reclama falta de pagamento, são os vigias. Segundo apurou a redação do site itapecurunoticias.com, eles não têm sequer previsão de recebimento.
Mín. 22° Máx. 39°