Servidores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) estão indignados. Tudo por conta de uma nota publicada pelo secretário, Hilton César, titular da pasta que resolveu descumprir um decreto do prefeito Benedito Coroba sobre ponto facultativo hoje (22) e 31 de agosto, em razão da abertura e encerramento do festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus, no município de Vargem Grande.
A festa religiosa é a maior de toda a região, uma das maiores do estado e reconhecida pelos ministérios do Turismo e Cultura como uma das principais manifestações do país. A tradição atrae fiéis devotos de São Raimundo Nonato, que se dirigem ao santuário no povoado Paulica, cerca de 5 Km de Vargem Grande.
No Diário Oficial do Município de ontem, segunda (21), foi publicado decreto instituindo ponto facultativo em todo o município e órgãos públicos nos dias 22 e 31 de agosto, justamente pelo reconhecimento da importância deste festejo a ponto de prorrogar para o próximo dia útil o vencimento dos impostos sem cobrança de acréscimo, jurou e multas.
Alegando cumprimento dos 200 dias letivos e atividades pedagógicas em curso, o secretário Hilton César decidiu descumprir a determinação do seu chefe e não obedecer o que determina o decreto do mandatário do poder executivo eleito pelo povo através do voto direto.
Hilton César tenta justificar que não há condições de "folga" dos profissionais da educação já que as férias de janeiro de 2024 foram antecipadas para julho de 2023. Ora, se foi antecipação de férias então não houve prejuízo a dias letivos, visto que o prejuízo será para os professores que não terão mais seus 15 dias de recesso no início do ano passado que vem.
Outra situação que precisa ser considerada é a elaboração prévia do calendário escolar anual do município. Todos os anos as datas de abertura e encerramento do festejo são, por decreto, ponto facultativo devido à devoção a São Raimundo Nonato dos Mulundus. O secretário não sabia disso, tendo sido ele secretário de educação em sua cidade natal, a vizinha Presidente Vargas, que fica deserta no período do festejo?
Com esta atitude Hilton César desmoraliza publicamente a autoridade do prefeito Benedito Coroba, ignorar e desrespeitar um decreto municipal assinado pelo chefe maior é jogar no lixo toda a confiança dada a ele pelo povo de Itapecuru Mirim nas urnas.
É como diz o ditado, "manda quem pode, obedece quem tem juízo". Com as atitudes e ações de seus secretários e assessores, Coroba nem precisa de adversário ou inimigo. Eles já dão conta do serviço sozinhos e com esmero.
Mas será o Benedito?!
Mín. 22° Máx. 38°