No final da noite de ontem, sábado (3), o comandante geral do Copo de Bombeiros Militares do Maranhão, Cel. Célio Roberto, usou as redes sociais para comunicar o falecimento do também coronel, Patrício Daniel dos Passos Penha de 36 anos.
O militar é considerado um dos mais preparados oficiais dos quadros de Bombeiros do Maranhão, comandou várias operações humanitárias, dentre elas e a mais significativa o comando da equipe de militares maranhenses que se integrou à força-tarefa nacional composta pelos órgãos de todo o Brasil na tragédia do município de Brumadinho (MG). Por esta ação Patrício Daniel, tenente-coronel à época, como parte dos Bombeiros do Brasil, foi cogitado ao prêmio Nobel da Paz.
Em exames de rotina o médico teria desconfiado de uma alteração nas amostras de sangue e solicitou análises mais aprofundadas, no diagnóstico um quadro de leucemia exigia internação imediata. Na noite de ontem (3) familiares, amigos e admiradores receberam a notícia do falecimento.
Quando major, Patrício Daniel comandou o 11° Batalhão de Bombeiros Militares sediado em Itapecuru Mirim. Sua postura serena, paciente e conciliadora transmitia segurança à sociedade. Sempre enérgico e atuante, desenvolveu ações em prol do bem estar da comunidade em 14 municípios. Como é possível acompanhar na reportagem da Itapecuru Webtv a seguir:
A redação do site itapecurunoticias.com e da Itapecuru Webtv se solidarizam com os familiares neste momento de dor. Peço licença aos leitores para escrever este timo parágrafo em primeira pessoa e prestar minha tima homenagem ao amigo Patrício Daniel, com quem tive a honra de trabalha em parceria quando exerci o cargo de gestor regional de Educação na Unidade Regional de Educação (URE) em Itapecuru Mirim. Que Deus conforte o coração da família.
O velório acontece na avenida Avicenia, 3. Bairro do Calhau, em São Luís do Maranhão. Sepultamento acontecerá na tarde deste domingo (3), às 15h, no cemitério Jardim da Paz, estrada de Ribamar, na região metropolitana.
Governador Carlos Brandão manifestou seu pesar via redes sociais, prestando solidariedade aos familiares e reforçando que a trajetória do militar e seu trabalho no resgate das vítimas na tragédia em Brumadinho (MG) jamais serão esquecidos.
Registro meu pesar pelo falecimento do Cel Patrício Daniel dos Passos Penha, do nosso Corpo de Bombeiros. Sua trajetória memorável em ações como o resgate das vítimas de Brumadinho não será esquecida. Minha solidariedade aos familiares e amigos.
— Carlos Brandão 🇧🇷 (@carlosbrandaoma) September 3, 2023
Mín. 22° Máx. 40°