A Polícia Militar, através da equipe Força Tática, está realizando blitz educativa nas ruas e avenidas de Itapecuru Mirim. O objetivo é coibir menores conduzindo veículos e fiscalizar o uso do capacete.
Embora a prefeitura tenha estruturado o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e recentemente contratado empresa especializada para sinalização de vias públicas na sede do município, a fiscalização na prática pro parte do órgão é zero.
Basta andar pelas ruas do centro, principalmente nas proximidades de lotéricas e agências bancárias, para flagrar o desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Motocicletas estacionadas em cima de calçadas, dificultando e impedindo trânsito de pedestres, largadas em locais onde a placa indica proibido parar e estacionar, trancando ruas e obstruindo o tráfego de outros veículos por estarem dispostas na contramão.
As faixas de pedestres são como se não existissem, raramente um condutor age como manda o CTB. Isto os poucos que o conhecem, a grande maioria demostra não ter sequer noção dele. Os semáforos depois de um longo período voltaram a funcionar, ainda assim também são ignorados por muitos. Mas rotatórias acontece o mais hilário, e não menos perigoso, quem não obedece o semáforo e avança o sinal acaba parando dentro do retorno (sem saber que tem preferência) para dar passagem a outro sem noção que também avançou o sinal e não tem preferência alguma, já que a preferencial é de quem está dentro da rotatória. Assim diz a lei.
De acordo com o Esquadrão Águia, "É muito menor pilotando moto e estes serão apresentados na delegacia para os procedimentos. Todos os condutores tem capacetes e resistem em não usar. A população deve compreender que se o trânsito estiver regulado o indice de roubo diminui consideravelmente. A palavra Trânsito já diz tudo."
As orientações para a sociedade estão a seguir:
As blitz devem continuar na semana, em caráter educativo, porém passarão a notificar condutores reincidentes quanto ao não uso do equipamento de segurança exigido pela legislação de trânsito do Brasil, que é o capacete.
Mín. 22° Máx. 40°