O Instituto Cidades Sustentáveis divulgou levantamento feitos em todos os municípios do país sobre o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC).
Vários indicadores foram avaliados, num total de 100. Dentre eles estão infraestrutura, geração de emprego, trabalho, educação, preservação ambiental, saúde e outros.
Lançado no último dia 6, no Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades 2023, o evento contou com a presença de gestores públicos, organizações da sociedade civil, setor privado e academia, que se reuniram para o lançamento do Índice, para a apresentação das principais entregas do CITinova I e para o lançamento do CITinova II.
O IDSC permite uma visão abrangente e integrada das cidades brasileiras diante dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU em 2015, com metas para os países cumprirem até 2030.
Inclusive, o Brasil é o primeiro país do mundo a disponibilizar e monitorar todos esses avanços. Para ver o índice da sua cidade clique AQUI.
A ferramenta é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis, junto ao Projeto CITnova.
Itapecuru Mirim
O município de Itapecuru Mirim foi avaliado com os piores resultados, chegando a ser classificado como "muito baixo" no Indice de Desenvolvimento Sustentável.
A pontuação alcançada foi 38,95 pontos de 100. Atingiu a posição de número 5.139, ou seja, apenas 431 posições à frente do último colocado. Foram avaliados 5.570 cidades.
Os piores resultados, segundo o Instituto, estão na educação, geração de emprego e na infraestrutura. Estes índices são considerados muito baixos e refletem a insatisfação dos moradores quando a atual gestão municipal.
O Instituto Cidades Sustentáveis é o mesmo que premiou o município de Itapecuru Mirim com o projeto CASIPLAM neste ano de 2023. Prêmio bastante comemorado pelo prefeito Benedito Coroba e toda sua gestão.
Mín. 22° Máx. 40°