A BR -135 que dá acesso a São Luís, capital do Maranhão, está interditada na altura do km 88, povoado Santa Rosa, município de Itapecuru Mirim.
Os quilombolas declararam à redação do site itapecurunoticias.com que a manifestação é uma forma de chamar atenção da superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT) no Maranhão.
Segundo eles, foi enviado documento ao órgão em agosto deste ano e até o momento não havia chegado resposta sobre a solicitação de construir duas lombadas entre os km 88 e 89 da rodovia federal para evitar acidentes que tenham como vítimas moradores da comunidade.
Com as obras de manutenção da estrada os redutores de velocidade do tipo lombada foram retirados e a velocidade média dos veículos voltou a ultrapassar a velocidade permitida por lei que é de 80 km/h. Com as lombadas isto cai pela metade (40 km/h) e dá mais segurança a quem mora na região.
A manifestação iniciou por volta das 6h da manhã desta terça-feira (10) e só terminará quando o DNIT garantir que atenderá os quilombolas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) já está no local com o apoio da Polícia Militar do 28° Batalhão PM e Guarda Municipal de Itapecuru Mirim.
Acompanhe a seguir áudio de um dos moradores alertando sobre a manifestação.
;
Mín. 22° Máx. 40°