A situação de quem precisa realizar exames de mamografia no município de Itapecuru Mirim é cada vez mais difícil. Entra ano, sai ano e o problema não é resolvido.
Logo no primeiro mês da gestão do prefeito Benedito Coroba, em janeiro de 2021, a vigilância sanitária estadual interditou o mamógrafo usado pela Secretaria Municipal de Saúde de Itapecuru Mirim.
Na ocasião as pacientes viram-se em apuros, já que foram informadas que passariam a ser encaminhadas para realizar o exame de mamografia em São Luís. Isto geraria despesas com alimentação, transporte, em alguns casos até estadia e em todos eles um desgaste psicológico pelo próprio processo do exame.
Quem decidesse usar o programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD) poderia utilizar o transporte disponibilizado pela prefeitura, neste caso a angústia aumentava e muito pelo fato de ter quer passar a noite numa fila gigantesca ao relento para conseguir uma vaga e só então se dirigir à capital para o exame.
Passado um ano nada foi resolvido, o aparelho continuou interditado e as pacientes em seu calvário. Novas promessas de resolverem o problema e reativação do serviço de mamografia no município.
Vereadores chegaram a cobrar do prefeito Benedito Coroba que voltasse a disponibilizar o serviço de mamografia para pacientes no próprio município, ainda assim nada foi feito.
Neste mês de novembro de 2023 completam 2 anos e 10 meses que a prefeitura não demonstra interesse em solucionar de vez a situação das mulheres itapecuruenses em sua peregrinação para São Luís. Exatamente o mesmo tempo de Coroba no comando do município.
Em 2021 e 2022 as campanhas de prevenção e combate ao câncer de mama, realizadas no mês de outubro, para serem realizadas em Itapecuru Mirim tiveram o apoio do governo do Estado do Maranhão, através de indicação do deputado estadual Wendell Lages trazendo a Carreta da Mulher para Itapecuru Mirim, e o Caminhão de Prevenção da Fundação Antônio Dino, através do vereador Daniel Dino.
Neste ano de 2023 nenhuma campanha de prevenção e combate ao câncer de mama foi divulgada em Itapecuru Mirim pela prefeitura, talvez pelo constrangimento de ter que explicar à população como se realiza uma ação deste tipo sem ter nada rede municipal de saúde como prestar serviço de mamografia que é a principal ferramenta para o trabalho médico.
E as pacientes continuam indo para São Luís em busca de mamógrafo na rede pública de saúde.
Mas será o Benedito?!
Mín. 22° Máx. 39°