Casos de COVID 19 voltam a preocupar os moradores de Itapecuru Mirim, após registro crescente de pessoas testando positivo para a doença em farmácias e Unidades Básicas de Saúde (UBS) a prefeitura publicou boletim epidemiológico com dados oficiais.
De acordo com o documento, os casos confirmados somavam 72 ontem, quarta-feira (20). Ativos eram 32 e recuperados 46, nenhum óbito foi registrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). No total, as estatísticas apontam 1.641 notificações de COVID 19, sendo 1.563 deles descartados, apenas em 2023.
O secretário de saúde, Raimundo Índio do Brasil, pediu a ajuda da imprensa local para ampliar o alcance do trabalho de conscientização dos itapecuruenses para a necessidade de prevenção.
"Estamos com testes e vacinas disponíveis nas UBS e Postos de Saúde do município, mas uma parcela da população resiste à vacinação por questões ideológicas. Exemplo disto temos numa determinada escola da rede municipal na sede, quando foram registrados casos positivos, onde tanto alguns funcionários quanto pais recusaram vacinarem-se. Isto atrapalha nosso trabalho de prevenir a proliferação do vírus", declarou ele à equipe do site itapecurunoticias.com na última terça-feira (19).
Com o período de festividades no final do ano, entre o Natal e Réveillon, o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente principalmente em locais públicos. As confraternizações e comemorações em família, ambiente de trabalho ou entre amigos do futebol, pedalada, caminhada e até de grupos de aplicativos de mensagens são ambientes perfeitos para proliferação do vírus.
É preciso redobrar os cuidados e manter as práticas preventivas como o uso de máscara, aplicação de álcool em gel e o distanciamento, evitando assim maiores danos.
Mín. 22° Máx. 39°