Os moradores de Itapecuru Mirim, a 110 km de São Luís, voltaram a manifestar preocupação com a COVID-19 depois que dispararam registros de casos positivos para a doença neste início de 2024.
Após as festividades de Natal e Réveillon (Ano Novo) farmácias, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos de saúde do município têm realizado grande número de testes rápidos. Destes, uma crescente parcela acusou pacientes positivos para o vírus.
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) informou que está preparada para atender a população nas UBS e Postos de Saúde, o secretário Índio do Brasil declarou ao site itapecurunoticias.com que "há testes e vacinas nas unidades básicas para atender toda a população, nós estamos preparados, mas uma parcela da sociedade ainda resiste à vacina por questões ideológicas. Isso dificulta nosso trabalho. Queria pedir, inclusive, que vocês da imprensa nos ajudassem na conscientização da comunidade. Site itapecurunoticias, blogues, Rádio 90 FM, todos." disse o secretário.
O primeiro boletim epidemiológico de 2024 divulgado pela prefeitura data do sábado (6) e traz números que servem de alerta.
Nos primeiros seis dias do ano 33 pessoas foram notificadas, 8 delas testaram negativo, 25 positivaram para COVID-19, nenhuma havia se recuperado da doença e os 25 positivos continuavam ativos. Segundo as estatísticas da prefeitura, não há registro de óbito causado pelo vírus neste início de ano no município.
Se levarmos em conta a proporcionalidade estimada de 5/1 para proliferação da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS na sigla em inglês), deve haver em torno de 100 casos ativos no em Itapecuru Mirim. Isto considerando apenas os registros do boletim da prefeitura, há pacientes que preferem a automedicação após comprar o teste na farmácia para realizá-lo em casa. Estes não entram nas estatísticas e põem em risco não só a sua família, mas toda a vizinhança e o ambiente de trabalho.
Carnaval 2024
Com a proximidade da festança de Momo deste ano, a necessidade de campanhas educativas, blitz de testagem em massa e vacinação ficam mais evidente.
Se na semana imediatamente posterior ao Réveillon os casos de COVID-19 decolaram, que isto sirva de alerta para a prefeitura iniciar trabalhos estratégicos visando diminuir a proliferação do vírus. Principalmente para que não chegue a portadores de comorbidades, idosos e aos que teimam em não se vacinarem.
Vacina
Pacientes imunizados que testaram positivo ouvidos pelo site itapecurunoticias.com relatam que sentiram apenas sintomas de gripe muito forte, outros declararam passarem por algo mais ameno.
Nossa equipe não conseguiu encontrar pacientes positivos que declarassem estar sem aplicação da vacina, há apenas um caso suspeito de óbito por COVID-19, em São Luís, de paciente que teria sido transferida de Itapecuru Mirim para atendimento na capital do estado. Mas os registros não confirmam esta informação e a família pediu privacidade neste momento de dor.
Fica o alerta.
Mín. 22° Máx. 39°