O ano de 2024 começou triste para muitos servidores efetivos e prestadores de serviço na prefeitura de Itapecuru Mirim. A reclamação é geral por falta do pagamento de salários atrasados ainda do ano passado.
Vigias, Agentes Operacionais de Serviços Diversos (AOSD) e Agentes Administrativos ligados a empresas que têm contrato com o município para fornecer mão de obra terceirizada denunciam que estão sem receber pagamento referente ao mês de dezembro de 2023.
Os servidores do quadro efetivo da educação também reclamam pagamento dos salários de dezembro de 2023, até a publicação desta matéria a prefeitura não havia depositado os proventos de professores concursados, por exemplo. No setor a reclamação também é geral, visto que neste período do ano há despesas com material escolar, livros, fardamento etc.
Como se não bastasse, o primeiro repasse de 2024 do Fundo de Participação do Município (FPM) feito pelo governo federal para a prefeitura de Itapecuru Mirim ficou retido e apareceu zerado, é o que mostra o demonstrativo de distribuição de arrecadação do Banco do Brasil. O documento está disponível para consulta de qualquer cidadão via internet, para acessar a página da instituição CLIQUE AQUI.
De acordo com os servidores, ao procurarem informações sobre seu dinheiro na prefeitura, recebem um "nem tem previsão" como resposta. Ou alegam que "não tem dinheiro" para pagar os funcionários.
Pão e Circo
Mesmo afirmando não ter dinheiro para creditar nas contas dos trabalhadores do município, a gestão Coroba anunciou na última quinta-feira (18) as atrações para o Carnaval 2024. Um número grande de bandas e artistas que chamou atenção da sociedade, como este é um ano de campanha eleitoral paira no ar o clima de "só agora?!"
A prática do Panis et Circus (Pão e Circo, em latim) ficou conhecida na Roma antiga ao ser utilizada por imperadores e ditadores romanos para distrair o povo que se revoltava com a falta de comida, serviços públicos de qualidade e assistência. Os governantes organizavam grandes festivais de música, dança, teatro e até gladiadores com intuito de animar a multidão em verdadeiros espetáculos (circus). No intervalo dos eventos mandavam distribuir comida barata (panis) ao povo com propósito de distrair sua fome.
Qualquer semelhança com a Itapecuru Mirim de 2024 será mera coincidência. Pode ser que apareçam os "gladiadores", "leões" e fantasias de toda a turma do circo. Confirmado mesmo está o espetáculo de Momo de 9 a 13 de fevereiro, o que ainda falta é o "pão", o pagamento dos funcionários para que não passem o Carnaval sem terem a mesa posta. Não basta usar a mesma tática dos romanos para fazer o Itapecuruense rir, ainda que com uma vontade enorme de chorar.