Você conhece o militar itapecuruense que registrou a demarcação de Brasília - DF?
Nascido em Itapecuru Mirim, em 22 de dezembro de 1865, Hastimphilo de Moura foi comandante da 2ª Região Militar, depois comandou o Estado-Maior do Exército Brasileiro e foi nomeado governador de São Paulo. Faleceu no Rio de Janeiro em 25 de junho de 1956.
Radicado na capital fluminense, voltou a Itapecuru Mirim e doou as terras de sua família para a igreja, em agradecimento a Paróquia de Nossa Senhora das Dores denominou praça Hastimphilo de Moura o espaço entre a igreja Matriz e a casa paroquial, hoje praça Cônego Albino Campos, que abriga a biblioteca municipal Benedito Buzar Neto.
Infelizmente, na atualidade não há na cidade qualquer menção a sua pessoa, memória ou legado, sendo um ilustre desconhecido por quase totalidade da população local.
Em comemoração aos 50 anos de Brasília a Rede Globo Brasília produziu uma série na qual aborda a importância do engenheiro militar na Expedição Cruls, responsável pela demarcação das terras onde seria construída a capital do Brasil.
Assista a seguir ao vídeo completo a primeira reportagem da série
Ver essa foto no Instagram
BIOGRAFIA*
Hastímphilo Frazão de Moura nasceu em Itapecuru-Mirim no lugar denominado Guanaré em 22 de dezembro de 1865. Era filho do comendador português João Ribeiro de Moura e de Leonília Maria Frazão de Moura. João Moura residiu em Itapecuru durante 33 anos, chegando ainda na primeira infância de Portugal.
Em Itapecuru Mirim se estabeleceu com um empório de importação e exportação, na Rua do Egito em sociedade com outro português, Leocádio Alexandrino Gonçalves. Em sua residência, funcionava uma escola de primeiras letras, subsidiada pelo próprio, fazendo jus a distinção honorífica de Comendador da “Ordem das Rosas”, outorgada pela Coroa Imperial por relevantes serviços prestados a instrução pública da província. Ele era proprietário de uma próspera fazenda nos arredores da Vila, na localidade Guanaré, com produção de cana de açúcar, algodão e outros cereais. Possuía outra grande fazenda no povoado Taba-Mirim na região do Mearim.
O Comendador mudou-se com a família para São Luis em quatro de junho de 1874, a bordo do vapor Pindaré, para encaminhar os filhos aos estudos e assumir a diretoria do Banco Commercial do Maranhão (descontos e depósitos). Segundo o Publicador Maranhense de 10 de junho de 1874, “A banda de música da cidade tocava saudosas peças, até a partida do vapor”. Em São Luís, instalou-se com a família em amplo sobrado no Largo do Quartel.
Em 1883 ele assumiu a direção da Caixa Econômica. Faleceu em 1919. Vale registrar, que o Comendador foi padrinho de batismo da poetisa Marianna Luz.
Texto extraído do Blogue da escritora Jucey Santana, membro da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes - AICLA.
Mín. 22° Máx. 40°