De acordo com os dados do Sistema Geológico Brasileiro (SGB) a maior parte da extensão do rio Itapecuru permanece fora do perigo de enchentes, exceto a cidade de Caxias que já começa apresentar volume na cota de alagamento.
Esta é a informação do boletim divulgado pelo SGB no último dia 27 de fevereiro deste ano, como mostra a imagem a seguir.
Na manhã de hoje, segunda-feira (4), as escalas pluviométricas instaladas na margem do rio em Itapecuru Mirim marcava o nível do leito em 9,34 metros. Ou seja, apenas 1,66 metros para atingir a cota de alerta de alagamento, o que deve acontecer nos próximos dias caso as chuvas não deem uma trégua.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu hoje alerta de chuvas intensas e ventos fortes que podem atingir até 60 km/h a partir das 10h da manhã de amanhã, terça-feira (5) até a próxima sexta-feira (8).
O 11° Batalhão de Bombeiros Militares, sediado em Itapecuru Mirim, acompanha o monitoramento feito pelas estações de coleta de dados em tempo real e junto com a Defesa Civil local traça estratégias para entrar em ação caso necessário.
Mín. 22° Máx. 40°