Na manhã de ontem, domingo (7), moradores do povoado Entroncamento, zona rural de Itapecuru Mirim, anunciaram que vão interditar a BR 135 ainda esta semana.
A decisão foi tomada após deliberação sobre o estado de calamidade em que se encontra a comunidade, sem fornecimento de água há mais de 15 dias. Segundo os moradores, a situação está insustentável.
A prefeitura de Itapecuru Mirim realizou licitação para perfurar poços artesianos no mês de julho de 2023 no valor de R$ 7,7 milhões com vigência de 12 meses. Mas até a publicação desta material nenhuma obra de perfuração havia sido iniciada para amenizar o sofrimento da localidade.
A Companhia de Saneamento Básico do Maranhão (CAEMA), unidade de negócios de Itapecuru Mirim, foi procurada pela população, mas não resolveu o problema. O vereador Daniel da Cerâmica esteve na comunidade no último domingo, ouviu os moradores e se comprometeu buscar respostas da CAEMA sobre a falta de água. Ao site itapecurunoticias.com o parlamentar afirmou que "a direção da CAEMA local garantiu que nesta semana colocará profissionais em campo para resolver a situação. Eu reuni com os moradores e chegamos à conclusão que deve haver algum rompimento ainda não identificado na adutora".
Como forma de protesto a comunidade ameaça interditar nesta semana o fluxo de veículos na BR-135, principal via de acesso à capital São Luís, o que causará muito transtorno e poderá contabilizar prejuízos já que a rodovia federal serve como meio escoamento de produção maranhense.
Mín. 22° Máx. 40°