O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE) confirmou em relatório que no município de Itapecuru Mirim não há escola de tempo integral sob responsabilidade da administração pública local.
Em relatório o TCE conclui que após fiscalização em loco, realizada pelos auditores da instituição, não foram encontradas as 31 escolas de tempo integral informadas pela prefeitura, nem os 4.951 alunos nelas matriculados.
Por estas escolas e matrículas informados ao Censo Escolar, a gestão do prefeito Benedito Coroba recebeu indevidamente R$ 7,7 milhões do Fundo de Desenvolvimento da Educação e Valorização dos profissionais da área (FUNDEB), somente em 2022.
O Tribunal de Contas do Maranhão informou ao Ministério da Educação (MEC) e pede o envio dos resultados desta investigação à Controladoria Geral da União (CGU) para tomada de providências. Desta forma, tudo indica que a Polícia Federal abrirá outro processo contra a gestão Coroba, já investigada por aplicação indevida de recursos do FUNDEB em prédios particulares no município.
Mas será o Benedito?
Mín. 22° Máx. 40°