Nas últimas semanas uma enxurrada de imagens com resultados de enquetes realizadas na internet tem viralizado em grupo de aplicativos de mensagens na cidade de Itapecuru Mirim, cada uma apontando favoritismos um pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano.
Acontece que para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta para o fato de que esta ferramenta, as enquetes, não refletem a opinião do eleitorado e por este motivo nem são levadas em consideração como coleta de dados científicos ao nível de pesquisa de opinião.
Tanto que são até permitidas, desde que não sejam apresentadas como pesquisas eleitorais sob pena de multa que varia entre R$ 53 mil a R$ 106 mil, aplicada a quem divulgar dados estatísticos sem registro no TSE. A partir do dia 15 de agosto de 2024 as enquetes estão expressamente proibidas e a justiça eleitoral poderá expedir ordem para que sejam removidas, exercendo poder de polícia.
Segundo a Justiça Eleitoral a enquete não obedece critérios científicos e sua abrangência foge aos limites geográficos de determinado domicílio eleitoral, no caso dos municípios.
Na enquete realizada através da internet, como em stories de plataforma tais quais o Instagram, qualquer pessoa pode registrar seu voto e de qualquer lugar do planeta (ou até fora dele) sem sequer ser eleitor do município ao qual a enquete está se referindo. Por exemplo, um astronauta na órbita da terra poderá votar numa enquete sobre os candidatos a prefeito de Itapecuru Mirim sem nem conhecer um deles ou mesmo ter título eleitoral da 16ª Zona. Basta receber na ISS (Internacional Space Station), sigla em inglês para Estação Especial Internacional, e através da rede mundial de computadores clicar em qualquer uma das opções.
Já a pesquisa eleitoral usa o critério do vínculo eleitoral de quem é abordado, ou seja, para responder ao questionário deve obrigatoriamente ser eleitor de Itapecuru Mirim. São analisados fatores como escolaridade, ocupação, local de residência dentre outros.
Ao contrário da enquete a pesquisa fornece dados científicos que levam a uma análise técnica, reflete fielmente a vontade popular. Apresenta resultados robustos, precisos que permitem ao candidato conhecer as necessidades da população, os desejos e eleitor expressar quais qualidades deseja em um candidato para exercer cargo eletivo.
Em Itapecuru Mirim as pesquisas para prefeito mais recentes apontam Dr Ricardo Lages (PROGRESSISTA) na liderança. A primeira delas ainda em outubro de 2023 mostrou que 47% do eleitorado preferiam o médico enquanto 24% votariam no atual prefeito.
O último registro de pesquisa realizado na Justiça Eleitoral sob n° MA-03290/2024 pelo Instituto Econometria referente a consulta feita entre os dias 1° e 2 de maio deste ano de 2024 continua apontam Dr Ricardo na liderança com 49% das intenções de voto contra 17% do atual prefeito e 23% do terceiro colocado.
Sem registro de nova pesquisa no TRE eleitores começaram a espalhar resultados de enquetes feitas na internet, apresentando como pesquisa e favorecendo seus pré-candidatos, o que contraria a Lei nº 9.504/1997, art. 33, § 5º , c.c. o art. 36 e na Resolução TSE nº 23.600/2019 da Justiça Eleitoral.
Veja a seguir resultados de enquetes que foram compartilhados como sendo pesquisas na última semana por apoiadores, alguns incentivados pelos próprios pré-candidatos, com objetivo de mudar votos ou impressionar os indecisos no município de Itapecuru Mirim.
Mín. 22° Máx. 40°