O processo eleitoral do último domingo (7) trouxe boas novas para a sociedade itapecuruense, principalmente na representatividade do poder legislativo local.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população no município de Itapecuru Mirim é formada por 51% de mulheres e 49% de homens. Porém, apenas duas mulheres figuração com vaga na Câmara de Vereadores, Milena Amorim e Jacilene da Saúde.
O resultado das Eleições 2024 mostrou uma mudança nesta realidade, o aumento de mulheres no parlamento itapecuruense. A participação feminina dobrou, agora é quase um terço. Isto significa que em votação importantes, que necessitam deste score elas serão decisivas.
Veja a seguir as eleitas.
No mês de Outubro é intensificada a campanha de combate e prevenção ao câncer de mama, o chamado Outubro Rosa. Esta bandeira já ganha um reforço no poder legislativo itapecuruense, que começa com o "pé direito" anunciando mais atenção a partir de 2025 às mulheres que atualmente têm que se deslocar para outras cidades em busca do exame de mamografia, visto que desde janeiro de 2021 o mamógrafo que presta este serviço para a prefeitura de Itapecuru Mirim está interditado pela vigilância sanitária estadual.
Mín. 22° Máx. 40°