A gestão do prefeito Benedito Coroba (PSB) terminará no próximo dia 31 de dezembro de 2024, já que não conseguiu se reeleger no pleito deste ano ocorrido no último dia 6 de outubro.
Coroba é promotor público aposentado, ex-deputado estadual e tinha o sonho de ocupar o executivo municipal. Em 2020 apresentou-se como um itapecuruense preocupado com sua terra, alguém que por ter cobrado tantas gestões municipais a fazerem a coisa certa poderia por em prática tudo aquilo que havia de errado em administrações públicas municipais até ali.
Nos palanques daquele ano apresentava soluções para as mais diversas áreas. No bairro da Torre mostrou que já tinha o diagnóstico e o caminho para resolver o problema de abastecimento de água naquela comunidade, que é crônico, e afirmou que o problema da água no município é um problema do prefeito.
No bairro Roseana Sarney junto ao seu candidato a vice, Maurício Nascimento (PROS), prometeram iniciar um mutirão para construir casas populares e se preciso fosse chamariam os empresários da cidade para resolver os problemas.
Nas comunidades rurais levaram a solução para os problemas de infraestrutura, trocariam as pontes de madeira por estruturas de concreto e as estradas vicinais seriam recuperadas em suas totalidade.
Quatro anos se passaram e a população reprovou nas urnas a administração Coroba. A falta de fornecimento da água continua na Torre e demais bairros da sede do município, as pontes de madeira continuam desabando com veículos por não terem recebido manutenção nem sido substituídas por concreto, recentemente uma moradora desabou de uma delas e teve que ser transferida para um hospital na capital São Luís com problemas na coluna cervical por conta da queda.
As estradas vicinais continuam cheias de buracos, algumas intrafegáveis até, no inverno por causa da lama e no verão por causa da poeira e as tão conhecidas "costelas de vaca".
A maioria absoluta da população itapecuruense acreditava que com a eleição de Benedito Coroba em 2020 para prefeito ele entraria para a história como um dos grandes prefeitos deste município.
Esta era a expectativa de quem votou e quem não votou nele naquela ocasião.
Passados quatro anos de mandato Coroba entrará para a história como o primeiro e único (até aqui) governante a abandonar o palácio municipal, sede do poder executivo. Em nenhum momento isto havia acontecido anteriormente.
O prédio da prefeitura de Itapecuru Mirim está abandonado desde o ano de 2022, foi esvaziado para uma reforma. Os órgãos que lá funcionavam como setor de Tributos e a Comissão Permanente de Licitação (CPL) foram transferidos para prédios particulares alugados para a prefeitura. O próprio gabinete do prefeito que também funcionava no palácio municipal segue em prédios terceirizados.
Dificilmente a prefeitura será entregue reformada e pronta para desempenhar suas funções ao novo prefeito em 1° de janeiro de 2025. "Desta feita", embora Coroba tenha construído o Espaço da Criança, o Espaço do Idoso, reformado escolas, como tem orgulho de citar em seus discursos, seu legado será marcado pelo abandono do prédio da prefeitura.
O mais irônico é que a logomarca de sua gestão é exatamente a fachada do palácio municipal que ele abandonou no exército da própria administração.
Mas Será o Benedito!?
Mín. 22° Máx. 40°