A abertura oficial da 7ª edição da Festa Literária de Itapecuru Mirim (FLIM) acontece na noite de hoje, quarta-feira (6), e marca o início de um dos maiores eventos literários/culturais do Maranhão.
O solenidade acontecerá a partir das 20h na Praça Gomes de Sousa, centro da cidade e conta com vários ambientes montados para receber o público. Espaços para lançamento de livros, exposições de artes plásticas, mostras fotográficas, contação de estórias, área para leitura, praça de alimentação e muito mais.
Nesta noite de abertura a temática será toda a plenitude do Maranhão, representada no lançamento do livro Reverberando Pedras: O Poder Simbólico das Radiolas de Reggae, do escritor, cineasta e professor da Universidade Federal do Maranhão, Euclides Moreira Neto, que aborda a história e importância das radiolas para a consolidação do movimento reggae no estado.
A outra atração principal será o auto da morte do boi Mocidade Alegre, manifestação cultural itapecuruense com mais de 10 anos de atividade e que faz parte da elite da cultural do Maranhão. A apresentação encerra a temporada 2024 do bumba-meu-boi e casa com a solenidade de abertura da FLIM deste ano.
O Mocidade Alegre há muitos anos desenvolvendo um trabalho de valorização das tradições na sede e zona rural do município, figurando hoje na lista de atrações classificadas como Classe A pela secretaria de estado da cultura, do governo do Maranhão. Ano passado (2023) foi escolhido para recepcionar o embaixador dos Estados Unidos da América, Douglas Koneff, em visita ao São João do Maranhão, no Arraial do IPEM, na capital São Luís.
Mín. 22° Máx. 40°