Na última sexta-feira (15) moradores do povoado São José, zona rural de Anajatuba, comunicaram ao secretário municipal de meio ambiente, Edvan Sanches, que haviam capturado um filhote de jaguatirica em mata fechada.
O secretário imediatamente acionou a superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA ) no Maranhão que tem o Núcleo de Triagem de Animais Silvestre, em São Luís.
Na manhã de sábado (16) agentes do IBAMA e da Polícia Ambiental resgataram a jaguatirica realizando o transporte para a sede do órgão na capital do estado.
Ver essa foto no Instagram
Popularmente conhecido como jaguatirica, é uma espécie felina de porte médio, caracterizada por sua pelagem amarelada com manchas pretas, chamadas rosetas.
Seu corpo ágil e esbelto é acompanhado por membros curtos e uma cauda proporcional, conferindo-lhe uma aparência elegante. Com olhos grandes e orelhas pontiagudas, a jaguatirica possui características adaptativas que a tornam uma predadora eficiente em ambientes variados.
*Com informações do site worldanimalprotection.org.br
A chamada “oncinha”, ou “gato do mato” é uma moradora típica da Mata Atlântica, e precisa de matas densas para se manter escondida como tanto gosta. Diferente da onça que pode pesar mais de 100kg, a Jaguatirica pesa no máximo 16kg, mas ainda que de menor porte, também é uma incrível predadora.
Se alimenta de pequenos mamíferos, roedores e marsupiais, mas pode caçar também pequenos répteis, aves e até mesmo peixes em alguns ambientes, se mostrando exímia nadadora.
Com beleza exuberante, infelizmente é um grande alvo da caça para comércio de sua pele e também para tráfico ilegal da espécie mantida como animal de estimação.
* Com informações do site reservamatagrande.com.br
Mín. 22° Máx. 40°