Pacientes que precisam de tratamento psicológico e psiquiátrico de Itapecuru Mirim procuraram a redação do site itapecurunoticias.com para denunciar mais uma situação preocupante na área da saúde do município.
De acordo com a denúncia, quem faz uso de medicamentos e precisa da receita para comprar os remédios está sendo impedido. Não há receituário nos postos e Unidades Básicas de Saúde, assim é impossível adquirir os fármacos e correm o risco de surtar a qualquer momento; como mostra uma das mensagens enviadas à redação.
Anteriormente outros serviços de saúde já haviam sido cancelados ou suspensos por tempo indeterminado na sede e zona rural, foi caso dos atendimentos em pediatria, ginecologia, reumatologia, psiquiatria, psicologia, para citar alguns.
No início de 2024, atendendo uma ação civil pública de autoria da Defensoria Pública do Maranhão, a justiça determinou que o município de Itapecuru Mirim implantadas uma unidade do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) na modalidade 3, Álcool e Drogas AD.
Na contramão da sociedade a gestão do prefeito Benedito Coroba recorreu da decisão judicial pedindo um prazo de até dois anos para implantação, ou seja, transferindo para o próximo gestor municipal.
Os pacientes se preparam para acionar o Ministério Público da comarca de Itapecuru Mirim na esperança de que a prefeitura disponibilize o receituário nas unidades de saúde de saúde.
No Brasil, há três tipos de receituário para prescrição de psicofármacos: o branco de duas vias, o azul e o amarelo.
A maioria dos psicotrópicos é prescrita por meio da receita branca de duas vias. Esse tipo conta com uma fiscalização de menor rigidez por não gerar dependência química. Nesse grupo estão os antidepressivos, antipsicóticos e estabilizadores de humor, dentre outros.
Os prescritos por meio do receituário azul apresentam maior risco de dependência caso sejam usados de forma inadequada. Esse grupo inclui os ansiolíticos e os hipnóticos (medicamentos específicos para induzir o sono).
Por fim, os prescritos por meio do receituário amarelo podem gerar abuso e dependência química, como é o caso dos estimulantes e dos analgésicos potentes. Uma vez utilizados adequadamente, esses medicamentos não provocam dependência ou riscos mais significativos. Por isso, o controle e acompanhamento do uso são imprescindíveis para que sua finalidade não seja desvirtuada.
*Com informações do site integrativo.com.br
CLIQUE AQUI para se inscrever em nosso canal no whatsapp e fique atualizado de tudo que acontece em Itapecuru Mirim e região.
Mín. 22° Máx. 40°