A maioria dos moradores de Itapecuru Mirim não sabem quem é o fundador da cidade, até mesmo o poder público local ignora a história e comemora o aniversário do município na data elevação à condição de cidade; relevando ao esquecimento o dia e a importância de fundação da vila.
Em 7 de novembro de 1817 o rei de Portugal, D. João VI, enviou Provisão Régia autorizando criação da vila a cargo do fidalgo José Gonçalves da Silva, O Batateiro, simplesmente o homem mais rico do Maranhão àquela época.
As ordens era expressas. Que Gonçalves comprasse as terras para instalar a vila, que um mínino de 30 casais brancos fossem estabelecidos, que construísse a cadeia pública, casa de câmara e oficinas. No dia 20 de outubro, na residência do Ouvidor Francisco de Paula Pereira Duarte, em São Luís, com a presença de Antônio Gonçalves Machado, representando por procuração a José Gonçalves da Silva e 35 proprietários de terras na ribeira do Itapecuru que assinaram o documento de fundação da vila.
José Gonçalves faleceu no dia 21 de Novembro de 1821, três anos depois de fundar a vila, com o título de Alcaide-mor (o mesmo que prefeito atualmente). Seus restos mortais foram sepultados na capela de São José das Laranjeiras, construída por ele em sua propriedade, hoje no centro de São Luís.
A capela ainda está de pé e é aberta à visitação, fica na rua Oswaldo Cruz. Centro. Próximo onde funcionou o antigo Colégio Maristas, hoje Instituto Estadual de Educação, Ciências e Tecnologia, IEMA São Luís.
Recentemente a equipe do site itapecurunoticias.com esteve no local e registrou em fotos parte da história do município de Itapecuru Mirim.
____________________________________
CLIQUE AQUI para se inscrever em nosso canal no whatsapp e fique atualizado de tudo que acontece em Itapecuru Mirim e região.
_________________________________
Mín. 22° Máx. 34°