A nova gestão pública municipal terá um desafio enorme na área da educação, a situação atual na rede de ensino de Itapecuru Mirim é crítica. Basta analisar os números oficiais do Ministério da Educação e do governo do estado divulgados recentemente.
Os dados do último censo escolar anunciados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) chegam a ser alarmantes, apontam o nível de proficiência em língua portuguesa e matemática, acrescentando o percentual de aprovação (aproveitamento).
A nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é calculada pela média de desempenho dos alunos em português e matemática, multiplicada pela taxa de aprovação que varia de zero a 1. Por exemplo, uma escola na qual os alunos atingiram média de desempenho 5 e o percentual de aprovação foi de 80% terá nota 4 no IDEB (5 x 80% = 40).
No último IDEB o município de Itapecuru Mirim alcançou nota 5,0 nas escolas urbanas e 4,4 para escolas da zona rural nas séries iniciais. Já nas series finais a nota foi 4,2. De acordo com o INEP a nota final do município ficou em 5,1.
O que chama atenção é a porcentagem do índice de aprovação em 98%. Ou seja, mesmo os alunos com médias baixíssimas em língua portuguesa e matemática foram aprovados em quase 100%. Além de não refletir a realidade, esta aprovação denúncia ser uma estratégia da prefeitura para aumentar o IDEB. Uma forma de maquiar a situação crítica pela qual passa a educação na rede municipal.
O governo do estado do Maranhão reforçou estes números ao divulgar o resultado do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA), no qual Itapecuru Mirim atingiu nota 4,6 ficando atrás de municípios como Cantanhede (6,4), Presidente Vargas (5,9), Vargem Grande (5,7), Nina Rodrigues (5,5), Matões do Norte (5,4) e Miranda do Norte (5,4).
Desafio da gestão Filipe Marreca
O prefeito eleito no último dia 6 de outubro, Felipe Marreca (PRD), terá pela frente a responsabilidade de melhorar estes números. Depois de anunciado o(a) secretário(a) de educação da sua gestão, deve comandar um trabalho árduo de análise dos dados do IDEB e SEAMA para focar em politicas pedagógicas visando corrigir o déficit de desempenho nas disciplinas de português e matemática dos alunos itapecuruenses.
Em seu primeiro ano de governo passará pelo primeiro teste, como as avaliações são realizadas de dois em dois anos, 2025 haverá aplicação das provas. O resultado servirá para a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) corrigir erros, planejar estratégias e aumentar a nota de Itapecuru Mirim em 2027.
____________________________________
CLIQUE AQUI para se inscrever em nosso canal no whatsapp e fique atualizado de tudo que acontece em Itapecuru Mirim e região.
_________________________________
Mín. 23° Máx. 39°