Quarta, 22 de Janeiro de 2025
21°C 31°C
Itapecuru Mirim, MA
Publicidade

'Debaixo d'água ': Chuva forte altera voo, causa estragos e coloca em alerta boa parte do MA

Imagens mostram gigantesco corredor de nuvens da capital ao interior na manhã desta terça (14)

Alberto Júnior
Por: Alberto Júnior Fonte: @aeroportodesaoluis e Sistema Geológico Brasileiro (SGB)
14/01/2025 às 06h42 Atualizada em 14/01/2025 às 08h02
'Debaixo d'água ': Chuva forte altera voo, causa estragos e coloca em alerta boa parte do MA
Imagem: Reprodução

O estado do Maranhão amanheceu literalmente "debaixo d'água" nesta terça-feira (14) em sua quase totalidade. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) vem emitindo alertas diários sobre chuvas fortes para os estados do Piauí, Maranhão e Pará desde o início do mês de janeiro de 2025; com orientações à população.

Até ontem, segunda-feira (13), a região norte do estado do Maranhão não havia sentido a força da tempestade como na madrugada de hoje até início desta manhã. Segundo informações do perfil @aeroportodesaoluis, no Instagram, um voo da companhia Azul saindo de Imperatriz com destino à capital, São Luís, teve que ser desviado para Fortaleza (CE) por causa do temporal.

Em São Luís, vários pontos de alagamento causaram transtornos na saída para o trabalho e muitos moradores tiveram dificuldades de locomoção.

Imagens de satélite mostram a extensão das nuvens cobrindo cidades ao longo de todo o rio Itapecuru, o maior rio genuinamente maranhense que tem sua nascente Mirador e desagua na baía de São Marcos.

Até a publicação desta matéria o serviço de monitoramento de enchentes do Sistema Geológico Brasileiro não havia registrado alteração no nível das águas do rio Itapecuru. Nenhuma cota de alerta de inundação aparecia no gráfico do SGB em tempo real. Embora o volume de água venha subindo, ainda é considerado normal dentro da metodologia usada pelo órgão. Como mostram as imagens a seguir.

O alerta do INMET prevê chuvas de até 50mm ao dia e ventos de até 60km/h nas próximas horas. Em caso de qualquer emergência a população deve liga para Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias