O governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde e a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), abriu agendamento para consultas ginecológicas no hospital regional Adélia Matos Fonseca, em Itapecuru Mirim.
Os atendimentos são são parte do programa Centro Sentinela que tem como objetivo auxiliar a população no planejamento familiar, através de acompanhamento por profissionais especializados.
Implantado desde abril de 2017 na capital maranhense e estendido para as regionais de saúde no interior do estado, o Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo dispõe de serviços de orientação sobre planejamento familiar para mulheres que desejam utilizar métodos contraceptivos como o DIU (Dispositivo Intrauterino).
Publicidade
Centro Sentinela
O Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo é um programa do governo do estado do Maranhão.
O primeiro foi inaugurado em janeiro de 2017, na cidade de Balsas e foi o primeiro no mundo. O projeto é umas das ações resultantes do Termo de Cooperação Técnica entre o Estado, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS). A proposta do Centro é promover melhorias nos indicadores de saúde, especialmente no que se diz respeito ao índice de mortalidade materno-infantil.
No município de Itapecuru Mirim o Centro Sentinela existe há três anos, os atendimentos são realizados no Hospital Regional Adélia Matos Fonseca.
Os agendamentos devem ser realizados de irmã presencial no setor Núcleo Interno de Regulação (NIR) na próxima segunda-feira (24), no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h.
As interessadas devem apresentar carteira de identidade (RG) e cartão do SUS no ato do agendamento. As consultas são realizadas pelo médico Dr. Sandro Oliveira e a coordenadora do programa na unidade é a enfermeira Selma Alves, supervisora do NIR.
Publicidade