Sábado, 05 de Abril de 2025
23°C 30°C
Itapecuru Mirim, MA
Publicidade

Mulheres vítimas de agressões terão atendimento odontológico no SUS

Elas terão acesso a reparação dentária e de outros danos à saúde bucal

Redação
Por: Redação Fonte: Radioagência Brasil
04/04/2025 às 11h40
Mulheres vítimas de agressões terão atendimento odontológico no SUS
Imagem: Reprodução

Mulheres vítimas de agressões que tenham sofrido danos à sua saúde bucal terão atendimento odontológico para reparação dentária no Sistema Único de Saúde (SUS). A nova lei prevê que o atendimento odontológico será garantido, prioritariamente, em clínicas e hospitais públicos ou conveniados.

Um estudo publicado na Revista Brasileira de Odontologia Legal, em 2023, analisou os tipos de lesões bucomaxilofaciais decorrentes de violência doméstica contra mulheres, e avaliou que, além das repercussões estéticas, sociais e psicológicas, os danos influenciam na qualidade de vida das vítimas.

Publicidade

Continua após a publicidade
Anúncio

Essas lesões podem ser diagnosticadas clinicamente por um cirurgião-dentista, que pode atuar na prevenção, acolhimento, atendimento e encaminhamento das vítimas.

O coordenador de Segurança Pública e Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, João Vitor Rodrigues Loureiro, considera a medida importante para resgatar a dignidade, a autoestima e a confiança da mulher vítima de violência doméstica.

Para acessar o Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, a mulher deverá apresentar documentos que comprovem a situação de violência, conforme regulamentação a ser publicada por meio de decreto do poder executivo.

Continua após a publicidade
Anúncio

A lei, sancionada nesta semana, ainda passará por regulamentação para detalhar os procedimentos de atendimento odontológico e estabelecer parcerias.

Publicidade

 

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias