A Diocese de Coroatá, através da paróquia de Nossa Senhora das Dores, informa alteração no horário de celebração da Missa da Ceia do Senhor.
Também conhecida como Missa de Lava Pés, a cerimônia que seria realizada às 19 horas desta quinta-feira (17) será antecipada para as 17 horas.
De acordo com a organização, a mudança foi anunciada após deliberação do Conselho Paroquial.
Com a Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde de quinta-feira, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e comemora a Última Ceia, na qual Jesus Cristo, na noite em que vai ser entregue, ofereceu a Deus Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou para os Apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores.
Nesta missa faz-se, portanto, a memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Durante a missa ocorre a cerimônia do Lava-Pés que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos. (João 13:1-13)
O sermão desta missa é conhecido como sermão do Mandato ou do Novo Mandamento e fala sobre a caridade ensinada e recomendada por Jesus Cristo. No final da Missa, faz-se a chamada Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento ao altar-mor da igreja para uma capela, onde se tem o costume de fazer a adoração do Santíssimo durante toda a noite.
A missa do Lava-Pés, tradição do catolicismo que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo, foi realizada na noite de quinta-feira (18), em Salvador. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, quando Jesus lavou os pés dos discípulos.
No rito da celebração de Lava-pés, fiéis terão seus pés lavados por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida. O ato celebra a memória de Cristo a serviço do próximo. “A partir dessa quinta passamos a celebrar o Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus.
*Texto: Comunidade Católica Shalom