Segunda, 21 de Abril de 2025
22°C 29°C
Itapecuru Mirim, MA
Publicidade

Morre Papa Francisco aos 88 anos em Roma, Itália

A saúde do papa se tornou frágil nos últimos anos, especialmente em decorrência de crises prolongadas de bronquite

Alberto Júnior
Por: Alberto Júnior Fonte: Radioagência Brasil
21/04/2025 às 14h50
Morre Papa Francisco aos 88 anos em Roma, Itália
Imagem: Reprodução

Morreu hoje em Roma, às 2h35 (horário de Brasília), 7h35 pelo horário local, o papa Francisco. Ele tinha 88 anos.

A saúde do papa se tornou frágil nos últimos anos, especialmente em decorrência de crises prolongadas de bronquite. Na juventude, Francisco teve parte de um pulmão removido. 

A locomoção do pontífice também estava limitada devido a dores no joelho. Ele ainda enfrentava problemas abdominais causados por uma diverticulite.

Continua após a publicidade
Anúncio

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, em 17 de dezembro de 1936. Filho de imigrantes italianos, formou-se técnico em química, mas escolheu o sacerdócio. Aos 19 anos, entrou no noviciado da Companhia de Jesus.

Roma--23/03/ 2025. O Papa Francisco faz sua primeira aparição pública em cinco semanas, no dia em que deve recebeu alta do Hospital Gemelli, em Roma, Itália. REUTERS/Remo Casilli/ Reprodução Proibida.
Roma--23/03/ 2025. O Papa Francisco faz sua primeira aparição pública em cinco semanas, no dia em que deve recebeu alta do Hospital Gemelli, em Roma, Itália. - REUTERS/Remo Casilli/ REPRODUÇÃO PROIBIDA.

Foi oficialmente ordenado sacerdote em 1969, e finalizou seu preparo religioso na Espanha, nos anos seguintes. Francisco foi arcebispo da capital de seu país por 15 anos, período em que celebrou missas na Catedral Metropolitana de Buenos Aires.

Primeiro a escolher o nome Francisco entre os 226 pontífices dos quase 2 mil anos do trono de São Pedro, foi visto por muitos, ao longo de quase 12 anos de pontificado, como o papa jesuíta de coração franciscano.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com estilo próprio, simples, rompeu com a tradição de uso de vestimentas com bordados dourados e veludos suntuosos. Também dispensou a limusine como papamóvel e escolheu viver na Casa Santa Marta, uma residência mais simples que o apartamento papal no Palácio Apostólico.

Em seu primeiro discurso na Praça de São Pedro, logo após ter sido escolhido na quinta votação do conclave, o então cardeal argentino falou com humor, a uma multidão de fiéis, sobre o fato de ter sido eleito o primeiro papa latino-americano.

Era 13 de março de 2013. Francisco foi eleito após a renúncia do papa Bento XVI, que afirmou, naquele mesmo ano, não ter mais forças físicas para continuar no ministério, por conta da idade avançada. O papa emérito morreu, em 2022, aos 95 anos.

Continua após a publicidade
Anúncio

Papa Francisco frequentemente divulgava mensagens chamando atenção para as pessoas mais carentes. No fim do ano passado, na celebração do Dia Mundial dos Pobres, falou daqueles que costumam virar às costas para essa parcela da população.

Rio de Janeiro (RJ) 28/03/2025 - Visita do Papa Francisco Rio de janeiro Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ) - Visita do Papa Francisco Rio de Janeiro - Tânia Rêgo/Agência Brasil

A primeira viagem do papa Francisco foi ao Brasil, em julho de 2013, para a Jornada Mundial da Juventude. O pontífice, que era apaixonado por futebol e torcedor fervoroso do San Lorenzo, deixou uma mensagem afetuosa aos brasileiros.

Em agosto de 2024, fez sua maior viagem internacional por países do sudeste da Ásia, para pedir uma ação global sobre mudanças climáticas.

Outra manifestação recente na esfera das relações internacionais foi sobre a política de imigração do presidente Donald Trump, duramente criticada em carta aberta incomum enviada aos bispos católicos dos Estados Unidos.

Quanto a avanços na igreja, em janeiro deste ano, nomeou a primeira mulher para liderar um importante departamento do Vaticano, a irmã Simona Brambilla. Recentemente, o Vaticano aprovou diretrizes que permitem que homens gays se tornem padres, desde que sejam celibatários.

Os escândalos em todo o mundo envolvendo casos de abuso sexual contra menores cometidos por clérigos esteve muitas vezes no discurso do papa Francisco. O assunto, para ele, deveria ser visto com vergonha pela Igreja, que deve buscar o perdão das vítimas por esse flagelo. 

A primeira autobiografia publicada por um papa chegou às livrarias brasileiras no início de fevereiro. A ideia era que a obra Esperança, livro de Francisco escrito a partir de depoimentos dados ao editor Carlo Musso, de 2019 a 2024, fosse publicado somente após a morte do religioso.

* Com informações da Reuters e sonoplastia de Jailton Sodré.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias